iapmediclda@sapo.pt 222080509

Novembro Azul

Novembro é o mês Azul ! O mês internacionalmente escolhido, para alertar os homens da PREVENÇÃO, na Luta contra o Cancro da Próstata!
A próstata é uma glândula masculina localizada entre a bexiga e o recto e participa da produção do sêmen, líquido que carrega os espermatozóides produzidos nos testículos. Como todo aparelho sexual masculino, tem seu funcionamento regulado pelos níveis de testosterona circulantes, que é a hormona. Por isso, factores genéticos influenciam no surgimento da doença e homens negros ou que tem parentes de primeiro grau que já tiveram este tipo de cancro tem mais risco de serem diagnosticados.
Uma das formas de prevenir o cancro de próstata é aderir a uma alimentação saudável, incluindo na alimentação alguns alimentos específicos. O consumo de tomate, rico em licopeno, tem sido associado a uma redução do risco do desenvolvimento de tumores na próstata. Outros alimentos como soja, chá verde, alho, cebola e brócolo também podem ter efeito protector de cancro da próstata, segundo estudos epidemiológicos.
Exames para o diagnóstico precoce do cancro de próstata incluem análise de sangue e toque rectal. Deve ser feito anualmente em indivíduos acima de 45 anos e, no caso dos que possuem histórico familiar da doença, é recomendado que se faça antes dos 40. Ainda há muito preconceito dos homens para a realização deste exame, mas é imprescindível para a detecção precoce e, consequentemente, a realização do tratamento adequado. Dura menos de 15 segundos, é praticamente indolor e não afecta em nada a masculinidade do paciente.
Grande parte dos óbitos se dá pelo diagnóstico tardio, muito pela resistência em fazer o exame de rastreamento além de hábitos não saudáveis ao longo da vida. Alguns desses tumores crescem de forma rápida, podendo se espalhar rapidamente para outras partes do corpo; mas, na maioria das vezes, cresce de forma lenta, levando cerca de 15 anos para atingir 1cm³. Por isso, é um mal silencioso.